quinta-feira, 25 de março de 2010

Parece Mas Não É... (Aula de Filosofia)

Um professor de filosofia parou diante da classe. Ao seu lado, em sua mesa, tinha alguns objetos. Quando deu início à aula, sem dizer uma palavra, pegou um vidro com pedras de aproximadamente 2 centímetros de diâmetro cada, e perguntou aos alunos :

- Este vidro está cheio ?

Todos os alunos concordaram imediatamente que o vidro estava realmente cheio, com as pedras. Então, novamente sem falar nada, o professor pegou uma caixa com pequenos cristais, derramou-os dentro do vidro, agitando-o levemente. Os cristais, obviamente, preencheram os espaços entre as pedras. Então ele perguntou novamente :

- Este vidro está cheio ?

Os alunos riram e mais uma vez concordaram que, agora sim, é lógico, o vidro estava cheio. Mais uma vez calado, o professor pegou outra caixa e derramou a areia, que esta continha, no vidro. É claro que a areia preencheu o espaço restante.

- Agora - disse o professor - eu quero que vocês reconheçam que este vidro representa a vida de cada um de nós.

Rindo ainda mais que antes, os alunos perguntaram : - Como assim, professor ? O que um vidro cheio de pedras, cristais e areia tem a ver com a nossa vida ?

- Vejam só - respondeu o professor - As pedras são as coisas realmente importantes, a base de nossa vida : a família, os amigos, a saúde, o conhecimento ... Coisas que, mesmo que todo o resto fosse perdido, continuariam ali, mantendo a nossa vida repleta. Já os cristais, são as demais coisas que importam em nossas vidas : o trabalho, o lazer, os bens materiais ... Agora, a areia, é todo o resto, as coisas pequenas, sem importância real em nossas vidas.

E, terminando a aula, ele disse : - E, se colocássemos primeiro a areia no vidro ? Logicamente não sobraria espaço para os cristais e para as pedras. O mesmo vale para a nossa vida. Se gastarmos todo o nosso tempo e toda a nossa energia em coisas pequenas, não teremos espaço para as coisas que realmente são importantes. Por isto, em qualquer coisa que você vá fazer, estabeleça primeiro as suas prioridades e persiga-as até ter alcançado seu objetivo. O resto é só areia, que o vento pode levar.

“Mais inteligente é aquele que sabe que não sabe.” (Sócrates)

P.S.: Depois que o professor saiu da sala, um aluno pegou o vidro cheio e derramou 1 copo de cerveja dentro. A cerveja encharcou a areia toda mas, ainda assim, coube.

MORAL DA ESTÓRIA : Mesmo que a sua vida já esteja completamente cheia, mais um copinho de cerveja sempre acaba cabendo. É mole ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário